Quantcast
Channel: youPIX » ciberativismo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Marco Civil, o papel das redes sociais nos protetos recentes e o cyberativismo serão discutidos no youPIX Festival em julho

$
0
0

congresso

O Brasil acordou!

O povo brasileiro está nas ruas protestando e as redes sociais tiveram um papel fundamental nisso tudo. Nada melhor do que discutir a importância do cyberativismo neste momento. Por isso, o youPIX Festival, que será realizado nos dias 5 e 6 de julho na Bienal em São Paulo, trará diversas mesas redondas falando sobre o tema com a participação de gente que entende do assunto.

Confira abaixo a programação feita especialmente para você que pratica cyberativismo, quer saber mais sobre o assunto ou mesmo debatê-lo com a gente:

18h00 | A Liga da Defesa da Internet
Como o Marco Civil e a nova Lei do Direito Autoral impactam a vida de quem está nas redes criando e compartilhando conteúdo? Quais são os agentes que atuam na defesa da internet livre e quais os fatores que estão sendo discutidos nesse momento? Sua internet está sofrendo várias ameaças, entenda quais são elas e o que você pode fazer pra salvá-la.

Com Helena Martins (Cientista política e Analista de Relações Governamentais do Google Brasil), Paulo Rená (Mestre em Direito, Estado e Constituição pela UnB, ativista pelo respeito aos direitos fundamentais na Internet, foi gestor do Marco Civil e é membro do Partido Pirata do Brasil), Luís Paulo Bogliolo (coordenador na Diretoria de Direitos Autorais do Ministério da Cultura, responsável pela reformulação da Lei do Direito Autoral), Graciela Selaimen (mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, é coordenadora do Freenet Film e do Instituto Nupef), Flavia Penido (advogada formada pela USP, sócia de Penido Advogados Associados, atuando na área de Direito Digital) e mediação de Tatiana Dias (jornalista, escreve sobre tecnologia e cultura digital no Link do Estadão).

Onde? palco principal (veja aqui outras atividades deste palco)

 

11h00 | #VemPraRua: o papel das redes sociais nos mais recentes manifestos brasileiros
Curadoria: Sam Shirashi (SocialGood Brasil)
Em época de manifestações no Brasil inteiro pela garantia de direitos, as redes sociais são cada vez mais necessárias. Um movimento pode não começar na internet, mas passa por ela de alguma forma. Representantes, participantes e estudiosos de diversos movimentos políticos e sociais se unem nessa mesa pra discutir a internet para o bem social, o que deu certo e como isso ajudou a mandar seu recado!

Com Luiz Algarra (designer de fluxos de conversação), Marcelo Barcelos (professor e curador e gerente da página Vem pra Rua, Floripa), Fernanda Bornhausen Sá (Fundadora do Social Good Brasil), Filipe Peçanha e Rafael Vilela (que integram o time do Mídia Ninja e da Pós-TV), Jef Monteiro (autor da personagem Dilma Bolada, que acabou tendo um papel importante nos recentes protestos), Beto de Jesus (ativista miliante pelos direitos sexuais e LGBT) e representantes da Marcha das Vadias, MoocaVerde, BikeAnjo, FemMaterna e mais.

Onde? palco Batman e Hub (clique aqui pra ver o resto da programação)

space_30

 

13h00 | Alô alô graças a Deus: Feliciano não nos representa!
Curadoria: Você no Palco
Vloggayros, Bloggayros e Cybersimpatizantes, todos juntos conversando sobre o cyberativismo e a liberdade nas redes sociais. Qual é o real impacto de uma tag, meme, foto ou video na luta de quem sofre preconceitos? A internet e suas redes apontam o ativismo as vezes despretencioso e impactante. Independente se você dá um like ou não, a diversidade está presente e ganha visibilidade nesses tempos.

Com Jessica Tauane (Comunicóloga multimidiática e apresentadora do programa Pergunte às Bee, do Canal das Bee), Victor Larguesa (maquiador, vlogueiro e apresentador do programa Pergunte às Bee, do Canal das Bee), Rô Salles (jornalista, vlogueira e criadora do canal Dedilhadas), Sá Reis (radialista, vlogueira e criadora do canal Dedilhadas), Nando Araujo (o “Mola” é criador e administrador da fanpage Moça, seu Namorado é gay), Victor Augusto Vasconcellos (criador e administrador da fanpage Moça, Você é Machista) e Pollyana Ferrari (jornalista, escritora, professora da PUCSP e consultora em social media) e Fá Frazão (designer e social media do “Canal das Bee“)

Onde? no palco Partiu Hub (clique aqui pra ver o resto da programação)

space_30

 

12h30 | Como um tweet pode salvar muitas vidas?
Curadoria: Você no Palco
Quando Ana Luiza já não tinha mais doadores de sangue, seus pais resolveram pedir ajuda pelo Twitter. E nunca na história de um banco de sangue, foram tantos doadores durante o Carnaval. Ana Luiza ficou bem, ficou amiga de Giulia, mas ambas não resistiram e faleceram de câncer. Mas todos aqueles seguidores do Twitter e do Facebook não deixaram seus pais desistirem, criando assim o Instituto ALGUEM – Ana Luiza e Giulia Unidas Em Missão. Na primeira semana de funcionamento o Instituto salvou a vida de uma das doadoras de sangue de Ana Luiza e depois disso muitas mais…

Com Carolina Varella (mãe da Ana Luiza, escritora do blog VidAnormal e diretora do Instituto ALGUEM), Simone Mozzilli (melhor amiga da Ana Luiza, publicitária, corinthiana e diretora de marketing do Instituto ALGUEM) e outros participantes à confirmar.

Onde? palco Batman e Hub (clique aqui pra ver o resto da programação)

space_30

 

12h30 | Donos da Verdade – O mal do jovem internauta
Curadoria: Você no Palco
Quem vive na interwebs sabe que é muito comum se deparar com ativistas de todas as causas, opinadores de todos os assuntos, e até profetas de meia palavra. E são essas pessoas que nos fazem levantar uma questão: todo mundo realmente sabe o que fala? Ou são do tipo que leem três linhas do assunto, e se acham detentores da verdade universal? Estamos aqui para este debate libertador de mentes! Leia, pense, critique e interrogue, seja uma mente ativa em um mundo cada vez mais superficial!

Com Gui A. Neves (vlogger no canal MindZZZup), Dalton Ribeiro ( músico e vlogger no canal MindZZZup), Kleber “Rock” Timoteo (editor de vídeo e vlogger no canalMindZZZup), Luiz F. Callegari (Gamer e Diretor de produção no canal MindZZZup) e Manoel R. Neves (Administrador de empresas e especialista em RH).

Onde? palco Hub Pá Nóis (clique aqui pra ver o resto da programação)

space_30

 

15h30 | Ativismo de Facebook e o Tribunal das Redes Sociais
Curadoria: Manu Barem
Como e por que o fenômeno da vigilância/justiça das redes sociais surgiu? Quais as principais consequências e perigos dessa prática cotidiana dos frequentadores assíduos do Twitter e do Facebook? Debatedores e público discutem essas e outras questões sobre o papel do tribunal das redes sociais.

Com Thiago Guimarães (editor de vídeo da Agência Riot, conhecido no Twitter como @oraporra), Vinícius Duarte (blogueiro no Com Fel e Limão), Alexandre Inagaki (blogueiro e consultor em mídias sociais) e mediação de Manu Barem.

Onde? palco Hub Pá Nóis (clique aqui pra ver o resto da programação)

 

space_30

 

MAIS SOBRE O YOUPIX FESTIVAL SP 2013

O youPIX SP 2013 rola nos dias 05 e 06 de julho no 2o andar da Bienal em São Paulo e vai contar com 6 palcos, 72 atividades, 1 área de games, 140 horas de conteúdo e mais de 150 palestrantes.

A internet inteira vai estar no evento.\o/

Clique aqui pra fazer sua inscrição gratuita e não ficar de fora!

youpixsp2013

 

The post Marco Civil, o papel das redes sociais nos protetos recentes e o cyberativismo serão discutidos no youPIX Festival em julho appeared first on youPIX.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images

Trending Articles





Latest Images